1ª Oficina do RODA GIGANTE para a Cia Cirandeira, TEAR





A partir deste mês, cinco oficinas destinadas ao público jovem, serão realizadas nas comunidades do entorno dos hospitais. A primeira acontecerá nos dias 8, 9 e 13 de julho, em parceria com o Instituto de Arte TEAR, que atua na Tijuca.
O trabalho será voltado para os jovens da Companhia Cirandeira, criada em 2004 pelo TEAR. Com idade entre 17 e 25 anos, os integrantes moram em comunidades de baixa renda da Tijuca e atuam na criação e montagem de espetáculos de dança, teatro e música. Ainda em 2010, outras instituições que atuam na formação artística de jovens irão receber gratuitamente as oficinas.

As oficinas visam dividir com os alunos os princípios que regem a atuação do palhaço e apresentar como essa experiência pode se refletir na sua capacidade de interação na sociedade. Esta será a primeira vez que o grupo atuará nas comunidades. “A compreensão de que este trabalho se liga a uma filosofia com relação à vida fez com que a gente ampliasse o alcance de sua atuação para além das enfermarias”, explica Flávia Reis, coordenadora do projeto.

Ao interromper as atividades cotidianas dos jovens em comunidades, as oficinas se tornam um convite para que algo novo se expresse em seus comportamentos. “Através de encontros sutis, criamos um espaço para o exercício de disponibilizar o que há de mais original em nós, o que nos faz rir, o que nos faz ter prazer”, conclui Flávia. O princípio democrático desta prática cria um espaço de reflexão também no âmbito da cidadania.

Com patrocínio da Eletrobrás, ONS – Operador Nacional de Sistema Elétrico e Unimed Rio, o grupo vem participando ativamente da rotina dos hospitais cariocas, onde também irão promover oficinas para profissionais da saúde. A partir do fortalecimento da empatia, instrumento vital para uma humanizar as relações nos hospitais, estas oficinas irão estimular uma nova forma de prática profissional.

Em 2009, 17 mil pessoas foram atendidas pelo Roda Gigante entre pacientes, seus acompanhantes e profissionais da saúde. Este ano, com a ampliação do projeto para as comunidades, o grupo pretende aumentar este número para 19.800 pessoas.


Sobre o TEAR
O TEAR é uma organização que atua desde 1980 nas áreas da Educação, Arte e Cultura, no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil. A partir de 2002 como ONG, sendo reconhecido, em 2005, como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). Tem como missão promover o desenvolvimento humano, nas dimensões éticas e estéticas, através da Arte-Educação, contribuindo à transformação social. 
Na Internet: www.institutotear.org.br