Sobre o Curso de Formação Pedagógica para a Preceptoria


No início deste ano o Hospital Universitário Pedro Ernesto foi convidado, pela terceira vez, para participar do Programa Faimer (Foundation for Advancement of International Medical Education and Research) de Desenvolvimento Docente. Uma fundação sem fins lucrativos criada com recursos do Educational Comission for Foreign Medical Graduates dos Estados Unidos, voltada para a criação de uma comunidade de educadores nas áreas de saúde de países em desenvolvimento, visando contribuir para a melhoria da saúde das populações através de qualificação dos profissionais em seus países de origem. E a indicada pela Direção Geral para representar o hospital foi a Profª. Denise Herdy Afonso médica e coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA). 
Ao participar da primeira atividade (que terá duração de dois anos), a professora constatou o pioneirismo e a vanguarda do HUPE e da CDA em promover e desenvolver atividades e projetos como: Semana de Ambientação dos Residentes, YouHupe, ComVivência, ComFiando, Fórum Permanente de Residência. 
A partir daí, foi delineada a ideia de consolidar estas atividades de Residência em um programa de desenvolvimento acadêmico do HUPE para os educadores na área de saúde, tendo entre seus objetivos o incentivo a produção científica na área de educação de profissionais da saúde. “Trabalhar uma questão relevante para o HUPE: qualificar a Residência. Com este foco identificar o que é necessário mudar estrutural e/ou pedagogicamente”, afirma Denise Herdy. Sendo três os principais eixos estruturantes do programa: Educação, Cuidado e Gestão do trabalho em Saúde. 
O passo seguinte foi buscar parcerias como a Sub-reitoria de Extensão e Pesquisa, o Centro Biomédico, o Telessaúde Núcleo - Rio de Janeiro e grupo Roda Gigante (responsável pelos Doutores Palhaços). 
Assim, sob a coordenação da CDA e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Residente (NAPPRE), o HUPE lança o novo programa de capacitação. 
O foco do curso é dar continuidade às discussões e reflexões iniciadas no Fórum Permanente de Residência em que as avaliações apontaram a necessidade de aperfeiçoamento pedagógico para o exercício da preceptoria, proporcionando uma capacitação pedagógica para os preceptores do HUPE (das diferentes áreas da saúde), direcionada pelas políticas públicas da Saúde e da Educação. Por meio de discussões presenciais e virtuais, conhecer e praticar diferentes modos de fazer educação na saúde. A partir daí, reconhecer a educação como um saber específico e necessário, a prática como espaço de produção de saber e atender às metas definidas por órgãos reguladores. Estimulando a produção científica na área da educação, ampliar a competência pedagógica, multiplicar esta metodologia no HUPE, desenvolver projetos individuais e coletivos, qualfiicando os programas de Residência e consolidando a Educação Permanente no HUPE.
Neste contexto, os artistas-educadores do grupo Roda Gigante criaram uma oficina sob medida para o curso de preceptoria. Com três encontros presenciais, a oficina teve como objetivo sensibilizar o grupo para a vivência de uma experiência sensível que revelasse outras possibilidades de olhar sobre a instituição hospitalar e a prática da preceptoria.

A oficina se dividiu em três encontros presenciais:
 – Encontro 1: fora do ambiente de trabalho, em uma sala ampla e vazia da UERJ, os palhaços do Roda Gigante e o grupo de preceptores exercitaram o olhar, a escuta, a relação com o outro.  Foi estabelecido um espaço de cumplicidade entre os preceptores para o desenvolvimento das atividades do curso que estava apenas começando.
 – Encontro 2: residentes e preceptores se encontraram no hospital, mas de uma forma diferente da habitual. Com roupas adequadas para movimentar o corpo, o grupo experimentou tratar de temas relacionados à prática da preceptoria e formação do residente através de jogos e brincadeiras. Os artistas-educadores do Roda Gigante buscaram trabalhar a relação de confiança, parceria, liderança, assim como fazemos quando colocamos dois palhaços juntos em cena ou nos propuzemos a construir uma cena junto com uma criança na enfermaria.  Fizemos uma espécie de mediação entre preceptores e residentes que puderam retornar ao seu espaço de trabalho como cúmplices, estreitando os laços e ampliando as possibilidades para se pensar o processo de ensino/aprendizagem entre os grupos. Todos imersos no mesmo processo, sendo co-responsáveis pelo sucesso do mesmo.
- Encontro 3 - em um ambiente cotidiano de trabalho - o auditório do hospital - propusemos uma atividade alinhada com a situação problema trabalhada no curso: o que precisa mudar para haver mudança? Divididos em grupos os preceptores discutiram sobre a sua prática cotidiana, tendo como material disparador das questões o texto "Cartografia Sentimental - transformações contemporâneas do desejo", de Suely Rolnik. A etapa seguinte foi visitar o hospital buscando um olhar estrangeiro sobre aquele espaço. Como o palhaço que, quando chega, se relaciona com crianças, médicos, enfermeiros, pessoal da limpeza, "guardetes" como se fosse a primeira vez. Para esta atividade, os grupos de estudo criaram estratégias que provocassem um deslocamento de posição, função ou que forçasse um deslocamento de olhar sobre a insituição hospitalar. De olhos vendados, utilizando uniformes diferentes dos habituais jalecos brancos ou ouvindo estórias no corredor, o grupo pôde vivenciar uma experiência sensível, ter percepções diferenciadas daquelas do seu dia a dia, considerando estas sensações como parte da formação e constituição daquela instituição.
O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A PRÁTICA DA PRECEPTORIA segue adiante! Uma possibilidade para que os palhaços- artistas-educadores do Roda Gigante possam aprofundar sua relação com os profissionais deste hospital e assim  "criar novas pontes para fazer sua travessia" , caminho inventado enquanto caminhamos. Parece que estamos em uma boa direção!

Flávia Reis - palhaça, artista-educadora e coordenadora artística do Grupo Roda GIgante.

Segue ao lado o texto de Suely Rolnik. 
Baixe alguns registros feitos por Fabio Caffe durante a oficina com os preceptores neste link.